domingo, 8 de junho de 2014

Todos nós precisamos de desabafar, contar os nossos medos e as nossas angústias. E temos tendência de falar com aqueles que são mais próximos. Só que a outra pessoa muitas vezes não sabe ouvir e diz sempre que estão pior do que nós. É o que muitas vezes vejo, pessoas a tentarem desabafarem os seus medos aos  amigos e eles antes de darem palavras amigas e corajosas atacam-nos dizendo que se encontram numa pior situação do que eles. Pode até ser verdade, mas isso, não vai motivar os outros ou dar força, vai fazer exactamente o contrário. Já vi isso acontecer muitas vezes, principalmente na faculdade. Quando as pessoas tem medos de não conseguirem passar nos exames. Na outra semana, por exemplo, observei esta cena:

Rapaz: "Tenho tanto que estudar que nem sei se vou conseguir passar a tudo."
O amigo estúpido: "Não te queixes que eu estou muito pior do que tu, tenho dois exames seguidos e ainda queres que te diga mais?"

A meu ver o rapaz nem estava a queixar-se, estava a exprimir um medo dele, o medo de fracassar. E a outra besta nem isso consegue perceber e começa logo atacar a dizer que está pior do que ele.
Muitos não sabem ouvir os outros e só se preocupam com eles mesmos.

2 comentários:

  1. Já me aconteceu algo parecido. Disse algo do género "Tenho 6 exames em 2 semanas, mas venham eles, que até estou confiante", e vieram atacar-me logo com coisas do tipo "ai eu tenho 8 exames", "ai que eu tenho mais em menos tempo", etc e tal. Quer dizer, eu nem sequer estava a queixar-me --'

    ResponderEliminar