domingo, 7 de setembro de 2014

O mundo lá fora

Tenho medo do mundo lá fora, sei perfeitamente que não estou preparada para o mercado de trabalho.
Já ouvi que ninguém está preparado para o mundo profissional, porque vai haver sempre coisas que nunca ensinaram na universidade e vão ter que aprender sozinhos. Mas mesmo assim, faz-me pensar se vou conseguir fazer o que pedem. Será que vou conseguir aprender sozinha e conseguir desenrascar-me? E caso isso não aconteça o que vai ser de mim?
As coisas que sei, são o básico do básico, preciso de formação, de um estágio, algo que faça aprender. Mas e as empresas querem dar ao trabalho de meter uma totó, como eu, aprender?
O medo instala-se cada vez mais e depois começo a pensar nas entrevistas. Eu não sou uma pessoa comunicativa e nem sociável. Como vou conseguir passar a ideia que sou a pessoa certa entre os outros candidatos? Ou melhor, como vou destacar-me entre os outros? Se calhar nem passo da entrevista, ou mesmo que passe, nem devo durar muito tempo lá dentro.
Estou a ser negativa, mas é o que sinto agora. O desconhecido aterroriza-me.
A verdade é que não faço a mínima ideia como é o dia a dia numa empresa, o único mundo que conheço é o mundo onde tenho que estudar para os exames e fazer trabalhos para passar a uma cadeira.

1 comentário: