sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Diferente

Quase todos vêm-me como se fosse algo de outro mundo, algo fora do normal. Todos acham-me diferente, por simplesmente não ter os mesmos gostos que eles têm. A sociedade gosta de ditar que para seres feliz precisas seguir um protótipo. Precisas de gostar o que a maioria gosta e de fazer o que a maioria faz, se não o fizeres, és considerado diferente. E sinto isso na pele. Tantas vezes as pessoas tentam dizer-me “Não podes ser assim!”. E perguntou-me, porquê? Porquê que não posso ser como eu sou? Porquê que tenho que ser igual aos outros? Não consigo perceber.
Não sei qual o mal de ser diferente, de ter gostos diferentes, de ter opiniões diferentes.
Confesso que construí uma barreira invisível que mantém-me uma certa distância dos outros, não deixo os outros entrar assim tão facilmente. Prefiro ficar sozinha dentro da minha barreira de protecção do que deixar os outros entrar. Isso pode ter-me afastado muito dos outros, pode ter sido isso, a razão de não ser uma faladora nata. De não conseguir exprimir-me pela fala. Sim a minha comunicação não é das melhores, muitas vezes pareço uma retardada a falar. Mas verdade é que desde pequena nunca fui muito faladora, fui sempre reservada. Parece que já está-me no sangue. E nunca gostei muito das interacções sociais, gosto de falar com as pessoas, mas só com aquelas que fazem-me sentir à vontade e que sei que não estão a julgar-me. Com essas pessoas falo pelos cotovelos e nunca mais paro. Enquanto com outras, que nem sequer conheço, nem digo um piu. Isso é umas das razões pelo que acham-me diferente.
Depois vêm os gostos, não sou aquela pessoa que gosta de sair à noite como muitos jovens o fazem. Sou daquelas que prefere ficar em casa do que ir sair para beber uns copos ou para conviver. E sinto-me bem assim e não sei porque raio os outros não conseguem ver isso. Só por não gostar de álcool já sou vista de lado e muitos querem que comece a gostar só porque sim.
Mas eu sou assim, não gosto do sabor do álcool, não gosto de café (só com leite ou chocolate), não gosto de sair à noite e não sou uma pessoa sociável como muitos o são. E isso faz-me parecer um bicho raro, algo do outro mundo.
Acredito que há muita gente por aí, igual a mim ou com gostos semelhantes aos meus. Não devo ser a única ave rara.
Mas é triste que a sociedade tente mudar aquilo que nós somos. 

2 comentários:

  1. Odeio ser julgada por não ser "igual aos outros". Também sou uma ave rara à minha maneira, não só por ser igualmente reservada ou não ser uma pessoa de sair à noite, mas porque me visto de maneira diferente, tenho hobbies diferentes... Sou diferente, pronto. Mas também não tenho que ser igual. As pessoas são rápidas a julgar os outros, mas muito lentas a julgarem-se a si mesmas. Na maioria das vezes já nem ligo e encolho os ombros.

    R: Ainda estou no início do 1984, porque o trabalho não tem deixado muito tempo livre, mas até agora estou a gostar ^^ Se queres pesquisar sobre livros e "organizar a estante", recomendo-te o Goodreads. Vais encontrar lá imensas opiniões sobre este e outros livros (não precisas de ter conta registada para ver os comentários, mas já precisas para "organizar a estante" ^^).

    (Vais receber um spam de comentário, porque a barra de blogs que sigo do meu blog não tem feito actualizações, e agora que vim espreitar porque estava a achar estranho "não ter tido notícias tua", reparei na quantidade de posts que não vi... --')

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também já aconteceu-me isso, de não ver as actualizações dos outros blogs, deve ser algum problema do blogspot.

      E obrigada pela dica e o 1984 já vai para a minha lista :)

      Eliminar