domingo, 16 de outubro de 2016

Pessoas insuportáveis

Todos nós temos aquela colega de trabalho que nunca está bem. Que desabafa todos os pormenores da sua vida com qualquer um que apanha a frente. Está sempre a falar do quanto a vida dela é cruel e azarada. Que até consegue convencer-nos e ficarmos com pena dela. Sim, eu comecei a sentir uma empatia enorme pela mulher até ao ponto da conversa mudar de assunto e começar a falar de animais. 
Então ela teve a brilhante ideia de dizer com o seu ar de superior e trocista "Eu conheço pessoas que tratam melhor os animais do que pessoas. Como é que isso é possível? Se o cãozinho está doente vai logo com ele para o veterinário. É ridículo!"
Foi nesse momento que perdi toda a minha empatia e respeito pela senhora.  


 “Animals are more than ever a test of our character, of mankind’s capacity for empathy and for decent, honorable conduct and faithful stewardship. We are called to treat them with kindness, not because they have rights or power or some claim to equality, but in a sense because they don’t; because they all stand unequal and powerless before us.” ― Matthew Scully


2 comentários:

  1. Sabes o que a minha avó diz? Que quem não gosta de animais, não gosta de pessoas. Quem não consegue sentir empatia por um ser vivo, especialmente um que ama incondicionalmente sem pedir nada em troca e vive para nós, como os animais de estimação, então não consegue sentir empatia por nada nem ninguém.
    ****

    ResponderEliminar