domingo, 26 de julho de 2020

Entraram dois colegas novos para o sitio onde estou. Já estão na empresa há algum tempo e como os projectos onde estavam acabaram, vieram dar uma mãozinha onde estou. E no pouco tempo que ali estão já se aperceberam das injustiças que há por ali. É tanto que eles próprios estão a ser alvos de injustiças. Tiveram que desmarcar as férias de verão (férias que já estavam marcadas antes disto tudo acontecer) para ficarem a tomar conta do local de trabalho enquanto o resto da equipa vai de férias. O mais irónico é que só tem dias de experiência daquilo, ainda há muita coisa para eles aprenderem. E não me sinto bem em ir de férias sabendo que há pessoas que foram negado o direito das férias para eu e as minhas colegas poderem usufruir das férias. E uma das colegas novas é do grupo de risco, até tem uma declaração médica a dizer que ela tem que fazer tele trabalho. Mas a "chefe" desacreditou-a e devido autoridade dela, ela não se sente bem em submeter a declaração aos recursos humanos, não quer arranjar mais problemas com ela. Notaram também que a gestão das pessoas é baseada no medo.
E antes de irem para ali, foram informados que ia haver rotação mas aperceberam-se que foram bem enganos que rotação de pessoas não existe ali. Também já aperceberam que as colegas que estão em casa não fazem nada e estão a ficar frustrados, tal como eu. Já estava "habituar-me" a essas injustiças para comigo, mas ver outros a serem alvos disso e não ser capaz de fazer nada sinto-me mal. É desgastante ver essas coisas acontecerem e não conseguir fazer nada. Enquanto os outros vão de férias para o bem bom, aqueles desgraçados estão ali entalados com o trabalho.
Quando estava a trabalhar sozinha na empresa e o resto da equipa em casa, a chefe não podia fazer rotação com a desculpa que eu é que tinha mais experiência ali e não podia trocar-me com os outros colegas, mas para a equipa poder ir de férias já não importa meter ali pessoas com dias de experiência a fazer o trabalho. Sinto uma revolta enorme com isto tudo.
E as colegas que se encontram a trabalhar remotamente ainda tem o descaramento de dizer-nos que estão a poupar imenso dinheiro com o tempo que estão em casa, não gastam combustível e mesmo assim recebem as despesas da deslocação. 
É tanto que uma delas está a trabalhar em casa por ter o sistema imunitário em baixo e que não pode deslocar-se ao escritório porque é um risco enorme. Mas pode ir às compras durante o horário do trabalho, como já chegou a dizer-me que não respondeu logo porque teve que ir às compras. Para ir para a empresa que é um local controlado onde as pessoas são testadas regularmente é um risco enorme para ela. Mas ir a um centro comercial ou hipermercado onde não se sabe o que anda por lá já não é um risco enorme e o mais irónico é que ela tem quem faça as compras por ela. E a outra que tem a declaração médica tem que estar no local de trabalho a trabalhar.
Isto é tão desgastante a nível mental e stressante lidar com essas injustiças. Começo a ver que o mundo é o lugar dos espertos. 

Sem comentários:

Enviar um comentário