domingo, 1 de março de 2020

Assédio moral no trabalho

Acredito que há muitas pessoas por aí que sofram deste mal. 
Eu própria, sofro disso no local de trabalho, pela parte da Team Leader e com as colegas que trabalho em conjunto.
É uma situação complicada e frustrante, que deita qualquer um abaixo.
Há dias piores do que outros, mas aprendi que quando chego a casa, a melhor maneira de abstrair-me do dia da treta, é ir enfiar-me nas minhas leituras. Pode não ser a melhor maneira ou a maneira perfeita que resulte para todos. Mas para mim tem resultado e sinto-me muito melhor com esta minha escapatória. E quiçá não dará umas belas técnicas para lidar com aquelas pessoas ranhosas.
O assédio moral não é só comigo! Entrou um colega novo e as minhas colegas fazem igualmente o assédio moral, mas fazem mil vezes pior. Até parece perseguição.
Mas as piores até agora são três: a arrogante da Team Leader, a cabeça oca e a ranhosa adormecida. 
A ranhosa adormecida passa o tempo todo a dormir. Não faz nada! Fala muito para demonstrar que faz algo mas na realidade passa o tempo a dormir.
Já o nome da cabeça oca diz tudo! Não pensa e nem tem sentido critico. Acredito, que ela é daquelas pessoas que se mandarem para atirar para um poço, ela própria faz! E para mostrar que muitas vezes tem razão no debate, gosta de levantar a voz, faltar ao respeito e faz ataques desnecessários. Gosta de mandar o trabalho dela para cima de mim para não fazer nada. E depois fica com os louros e como é bastante faladora passa a ideia que ela é que faz e eu não faço nada. Gosta de mostrar-se superior aos outros mas uma pessoa inteligente consegue perceber que ali, naquela cabecinha não existe nada! 
A arrogante da team leader farta-se de gabar do trabalho dela e menospreza os trabalhos dos outros. Quando uma pessoa tenta falar com ela e falar dos objectivos alcançados e do bom trabalho ela menospreza logo e deita uma pessoa abaixo. Não consegue saudar a equipa com afirmações positivas, menospreza-nos e gaba-se que foi ela que fez o bom trabalho e não os outros. 
Ela é uma pessoa negativa e isso reflecte-se no trabalho. Está sempre a perseguir e a manipular para fazermos o que ela quer. Fala num tom arrogante e superior do género "eu sou a melhor e os outros são lixo!". Está sempre a julgar e a criticar. 
Houve alturas que nem queria ir trabalhar porque estava de rastos psicologicamente só por aturar-la. Gosta de falar com os outros sobre nós, das nossas falhas e a criar mexericos. É uma pessoa extremamente tóxica!
Já a conhecia antes de ser team leader, era minha colega e mesmo nessa altura já manipulava-me para não tirar férias no Natal. Para não ir passar o Natal com a minha família, a razão que ela dava é que ia ficar com muito trabalho e não estava lá para ajuda-la e que o chefe ia mandar fazer o meu trabalho. E na realidade isso nunca aconteceu. Não ficou com o meu trabalho e nem tinha quase trabalho para fazer. Já aí mostrava a sua atitude tóxica e da importância só com ela própria. Como uma pessoa é capaz de querer que outra pessoa, não fosse para a terra passar o Natal com a família e que passa-se cá sozinha só porque sim. Ela nem sequer ficou carregada com trabalho. Nessa altura, ainda considerava como minha amiga, até ficar a saber que ela andava a contar as minhas coisas aos outros. As conversas que tínhamos por telemóvel eram reencaminhas para outras pessoas. Doeu bastante essas atitudes.
Há pessoas que conseguem enganar os outros e que não mostram o que são realmente, ela foi uma pessoa desse tipo.


1 comentário:

  1. Pessoas assim são mesmo de evitar, o pior é que existem bastantes.
    Eu por acaso tenho a sorte de trabalhar na equipa em que trabalho. Tentamos ajudar umas às outras e tentamos que as pessoas que estão longe da família tenham os dias de datas importantes, mas com loja de Shopping nem sempre é possível.
    Nesse caso é mesmo tentar encontrar uma coisa melhor :)
    Boa sorte :)

    ResponderEliminar