terça-feira, 30 de março de 2021

É triste as pessoas desvalorizarem a saúde mental e não darem o devido valor. Com tanta informação que está disponível em apenas um clique, as pessoas tendem a não querer tentar perceber o que a saúde mental consiste.
A depressão não se cura com uma saída para os copos e a ansiedade não se resolve com a famosa frase "mantém-te calma que vai tudo correr bem". O estigma que criou-se à volta disto é preocupante. Muitas doenças mentais são invisíveis, mas só por não se ver não quer dizer que não esteja lá. Quando o nosso cérebro não produz as propriedades suficientes para o nosso bem estar, somos vistos como uns maluquinhos com uma faca prontos atacar tudo o que apareça à frente.
É triste ver pessoas há minha volta, que não percebem a minha doença mental e pensam que com uma formação que o meu cérebro vai mudar e deixar de ser hiperativo. Se as coisas fossem assim tão simples não existiam terapeutas e nem medicação. É triste de se ver que as pessoas não querem educar-se e preferem agarrar-se a estereótipos. 

1 comentário:

  1. Eu tenho ansiedade e muitas vezes não dá para controlar. Muitas vezes sinto sem qualquer tipo de controlo das minhas emoções, eu própria sinto-me a exagerar devido ao estigma que existe.
    Quantas vezes não me apetece sair da cama, quantas vezes não me apetece chorar a meio do dia por razões mínimas, e também existem repercussões físicas como no apetite, digestão.

    É daquelas situações que quem passa ou passou consegue entender.

    ResponderEliminar